Olá pessoal hoje vou falar um pouco sobre clareamento. E um assunto muito comentado, porém, existem ainda muitas controvérsias, gerando muitas dúvidas e até mal entendidos. O objetivo desse post não é fechar a questão, mas simplesmente discutir o tema, mostrando um ponto de vista e condutas adotadas na nossa clínica e em cursos. O tema é vasto e muitos pontos podem ser explicados, e se dúvidas aparecerem, podemos discutir mais a frente, vou limitar o assunto a combinação de formas de clareamento.
Inicio mostrando esse caso impactante de combinação de clareamento de consultório, com peróxido de hidrogênio 38% por duas sessões, e clareamento caseiro com apenas uma seringa de peróxido de carbamida 16%. O material utilizado foi Potenza Bianco @phsdobrasil e o tempo total do tratamento foi de 14 dias contados a partir da primeira sessão.
Dia 1 - Realizamos a primeira sessão de clareamento com a aplicação de 20 minutos de gel combinado de luz híbrida LED/Laser e moldagem para confecção das moldeiras para utilização do gel caseiro.
Dia 2 - No dia seguinte a moldagem e a primeira sessão a paciente recebeu as moldeiras e a bisnaga de peróxido de carbamida 16%. Se houve sensibilidade? Paciente não relatou sensibilidade. Foi orientada a iniciar já nesse dia o clareamento em casa, inicialmente dormindo com o gel.
(Os géis para clareamento caseiro possuem várias concentrações: Peróxido de carbamida 10%, 16% e 22% e peróxido de hidrogênio 4%, 6%, 7,5% e 10% - entenda que cada concentração tem uma indicação 10 e 16% de peróxido de carbamida você pode indicar para seu paciente dormir, obviamente monitorando a sensibilidade. Peróxido de hidrogênio procuramos apenas a indicação de uso diurno, ajustando o tempo a concentração, maior concentração menor o tempo, isto posto, utilize a concentração de acordo com perfil do seu paciente)
Dia 3 - 8 dias após a primeira sessão de clareamento, realizamos a segunda sessão, com o mesmo produto Potenza Bianco 38% e mesmo tempo de luz e aplicação do gel por 20 minutos. O protocolo de luz utilizado foi 8 minutos no total, intercalando 1 por arcada, ou seja, cada arcada recebe 4 minutos de luz. Nessa segunda sessão a paciente relatou leve sensibilidade.
Tratamento da sensibilidade: durante o clareamento a paciente orientada a fazer uso de cremes dentais próprios para isso. E com relação a leve sensibilidade
Dia 4 - 14 dias depois da primeira sessão de clareamento a seringa de peróxido de carbamida terminou e a paciente retornou, e foi tirada a foto que mostra a cor dos dentes em 1M1 - 1M2. Resultado até certo ponto impressionante ao meu ponto de vista, pois esperava maior dificuldade em clarear o caso, pelas características dos dentes.
Esse protocolo simples e que usamos de rotina na clínica pode variar conforme a necessidade do caso, se você não quiser usar luz, ou não gostar de usar, talvez seja interessante 3 ou 4 sessões de peróxido de hidrogênio 38%. Outros materiais podem também ser utilizados com o mesmo resultado. Entenda que o clareamento depende muito mais de um correto diagnóstico da dificuldade de cada caso em questão, do que propriamente do material, pois hoje a maioria dos géis tem muita qualidade. Uma dica importante no clareamento de consultório, se você guarda o gel na geladeira, retire ele bem antes, pois o gel em baixa temperatura terá ação diminuída.
Alguns artigos que embasam nossas condutas:
Se tiverem dúvidas só avisar!
Espero que tenham gostado e sejam felizes!
#clareamentodental #phsdobrasil @phsdobrasil
#odontologiaestetica #drpedroodonto @drpedroodonto
Comments